Organização e planejamento patrimonial – família e sucessões

Organização e planejamento patrimonial – família e sucessões

Existem muitos desafios em ter uma empresa familiar, e um deles está relacionado à sucessão e distribuição de heranças. A falta de preocupação com estas questões pode ser prejudicial ao negócio.

O planejamento patrimonial mostra-se como importante ferramenta jurídica capaz de proporcionar a continuidade da empresa após a aposentadoria e morte do fundador, além da redução de custos de inventário, economia tributária, agilidade na divisão de bens, entre outras vantagens.

Planejamento patrimonial é um método jurídico que visa garantir a segurança de bens e recursos adquiridos durante a vida. O objetivo é definir como o patrimônio será administrado no futuro e certificar que ele continuará gerando resultados financeiros.

Importância do planejamento patrimonial

  • Separa pessoas físicas de pessoas jurídicas, desassociando registros e contas;
  • Reduz impostos sobre aluguéis;
  • Diminui os custos tributários de transferência (sucessão);
  • Garante a segurança do patrimônio, que é preservado mesmo diante de crises;
  • Evita conflitos que inviabilizem a continuidade dos negócios da família;
  • Realiza a partilha antecipada dos bens de forma que não os imobilize durante o processo de inventário.

Como o planejamento é feito?

Primeiramente é necessário fazer uma análise detalhada de todos os ativos da empresa, a fim de identificar a situação do grupo familiar e seus negócios. Além disso, deve-se listar os bens pessoais e criar um planejamento sobre a organização e forma de gestão do patrimônio, bem como os direitos de cada herdeiro.

Recomenda-se que separar os interesses familiares e os empresariais, de modo que, os problemas de um núcleo não afete o outro, evitando-se transtornos.

O apoio de profissionais especializados em planejamento patrimonial irá garantir que a estratégia de sucessão seja realizada de forma justa e coerente, melhorando o aproveitamento dos recursos disponíveis e reduzindo o risco de perdas.

Adicionar Comentário